A Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec) esclareceu que a diferença entre o número de estudantes matriculados na rede estadual de educação nos anos de 2019 e 2022, entre outros fatores, se deve a questões demográficas e ao aumento de matrículas em outras redes de ensino. Um blog local, com o intuito de desinformar a população, engana ao noticiar que a governadora Fátima Bezerra “deixou sem aula 2,5 mil alunos” do RN.

De acordo com informações do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), o número de matrículas registradas, atualmente, na rede estadual de educação é de 213.876. Esse quantitativo, segundo a Seec, varia durante o ano em razão do fluxo de entrada e saída de estudantes. Por isso, o dado consolidado só será conhecido no final de 2022. Em 2019, o número de matrículas era de 216.206.

A manchete do blog distorce os fatos ao dar a entender que alunos ficaram sem aula devido à falta de vagas nas escolas estaduais do RN. Em 2022, segundo a Seec, o número de matrículas registradas foi superior ao do ano anterior, demonstrando que a rede estadual está preparada para absorver os fluxos de estudantes.