A Sesap esclareceu que o Governo do Estado não privilegia uns municípios em detrimento de outros na distribuição de vacinas contra a Covid-19.
A distribuição das doses, segundo a Sesap, é feita com base em critérios técnicos do Ministério da Saúde e nos públicos prioritários listados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), com base nas estimativas populacionais do IBGE para o ano de 2021.
Em relação à cobrança de explicações do prefeito Júlio César sobre o motivo de cidades menores terem recebido “bem mais vacinas que Ceará-Mirim”, a pasta reitera que os municípios que solicitam o envio de mais doses, quando percebem que há divergências na quantidade de vacinas recebidas, estão sendo atendidos após o preenchimento do cadastro do E-SUS AB. Mas a Prefeitura de Ceará-Mirim, até o momento, não preencheu o cadastro.
A Sesap ressalta, ainda, que os critérios técnicos são assegurados no trabalho de imunização contra a Covid-19, afastando qualquer possibilidade de influência externa de qualquer natureza na distribuição das vacinas aos municípios do RN.