Em entrevista ao programa do jornalista Juca Kfouri na Rede TVT, a governadora Fátima Bezerra afirmou que respeita o direito dos professores de lutar pelo direito ao cumprimento do piso salarial nacional do magistério. Um blog local, com base em um recorte descontextualizado de 15 segundos da entrevista que teve duração de quase 1 hora, informou falsamente que a governadora “ironizou a greve dos professores”.

O vídeo com a íntegra da entrevista está disponível no canal da Rede TVT no YouTube. O trecho em que a governadora faz referência à greve dos professores tem início em 32 minutos e 05 segundos e vai até os 36 minutos e 18 segundos. O blog desinformou ao usar um pequeno recorte de 15 segundos dos mais de 4 minutos do trecho para produzir uma falsa narrativa com o objetivo de atacar a governadora Fátima Bezerra.

Depois de falar da sua preocupação com a greve deflagrava pelos professores, após um longo período de quase dois anos de paralisação em função da pandemia, a governadora enfatizou seu respeito à luta da categoria, destacou que tem orgulho de ter feito parte da conquista do piso salarial nacional do magistério e lembrou que, apesar de ter recebido o estado em situação de colapso financeiro, cumpriu rigorosamente a lei do piso em 2019 e 2020.

Vamos cumprir [a lei], já apresentei inclusive uma proposta para a categoria. Esse é um direito da categoria. A lei do piso é uma ferramenta, uma política pública importante para promover a valorização salarial e profissional de uma das categorias que tem papel estratégico a desempenhar no contexto da sociedade. (…) Então, reafirmo aqui o compromisso que vamos honrar com o cumprimento da lei do piso salarial, vamos pagar. Agora, o debate aqui é sobre a forma, porque não temos condições de dar o reajuste de uma única vez, vamos fazer de forma parcelada. Espero que possamos, o mais urgente possível, sair desse impasse para que as aulas retornem”, disse a governadora.

Confira a declaração da governadora: