O “Blog Ismael Sousa” mentiu ao responsabilizar o Governo do Estado pelo ato do Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que ocupou uma loja do supermercado Nordestão em Natal, no último sábado (17), em protesto contra a situação da fome no Brasil. De forma distorcida, manipulada e sem nenhuma base factual, o veículo de linha editorial abertamente bolsonarista atribuiu a manifestação à gestão da governadora Fátima Bezerra.
O Governo do Estado não interfere na autonomia dos movimentos sociais, que realizam suas manifestações de forma independente, em defesa da pauta de reivindicações que consideram justa. O ato em Natal fazia parte de um protesto realizado simultaneamente em outros 10 estados do país pelo MLB.
A postagem do blog descontextualiza a manifestação, desinformando seus escassos leitores ao ignorar que o ato teve como objetivo “denunciar que mais de 124 milhões de famílias enfrentam a fome” atualmente no Brasil, segundo informou o MLB.
A ocupação de redes de supermercados, como estratégia para chamar a atenção da sociedade para o problema da fome, é feita há 10 anos pelo MLB, conforme declaração dada à imprensa pelo líder do movimento no RN, Matheus Araújo.
Por fim, o blog mente ainda ao dizer que o crescimento da extrema pobreza no RN, medida pelo IBGE, “é culpa da gestão do PT”. Novamente, o veículo distorce a realidade com o objetivo de esconder que, na verdade, a responsabilidade pela volta do país ao mapa mundial da fome é do desmonte dos programas de proteção social colocado em curso durante os quatro anos do governo Bolsonaro.
O Governo do Estado, em que pese a situação de calamidade financeira herdada da gestão anterior, otimizou os programas de segurança alimentar, adotou medidas de combate à fome e ampliou as ações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ao contrário do que afirma o blog, a atual gestão passou a atuar com mediação, uma marca da conduta do nosso governo, visando a abertura do diálogo diante desse que é um grave problema social.