É falsa a declaração atribuída à governadora Fátima Bezerra afirmando que a nova farda da Polícia Militar do RN “é uma homenagem a Cuba”, como publicado nas redes sociais pela página “Notícias No Face”. A fake news foi desmentida em nota oficial pelo comandante-geral da corporação, Cel. Alarico Azevedo. O novo uniforme, segundo ele, segue uma tendência nacional e foi aprovado desde o ano passado por uma comissão interna da PM.
“A troca do atual uniforme da instituição visa proporcionar mais conforto aos nossos oficias e praças, em virtude de ser uma cor mais clara, que absorve menos calor, principalmente quando o policial estiver em serviço operacional”, esclareceu o comandante-geral.
De acordo com a nota da PM, o padrão cinza bandeirante, usado atualmente, será substituído gradativamente após estudos técnicos pelo novo uniforme na cor cáqui. “Esse estilo já vem sendo utilizado por várias corporações, proporcionando mais qualidade diária, principalmente em âmbito operacional, visando garantir maior bem-estar aos nossos policiais militares, especialmente no aspecto climático”, diz trecho da nota da instituição.
O novo uniforme é resultado do trabalho técnico de pesquisa da comissão interna da corporação, cujos estudos apontaram para a necessidade de adequação e modernização do fardamento, seguindo uma tendência nacional, sem nenhuma ingerência política.
“A nova padronização é formada por um tecido misto com 50% poliamida e 50% algodão, fabricada com tela ‘Rip Stop’. As inovações proporcionarão maior conforto, protegendo o policial inclusive do sol, por conta da proteção UV”, conclui a nota.
Outros 11 estados possuem uniforme de tonalidade semelhante à da PMRN: Alagoas, Paraíba, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantis e Acre.