É falsa a informação que a governadora Fátima Bezerra criou um aplicativo de celular para “perseguir policiais”. A notícia, publicada em um blog local, distorce a realidade com o único objetivo de desinformar a população.

O desenvolvimento do aplicativo que permite à sociedade fazer denúncias de crimes e de irregularidades às autoridades responsáveis pela segurança pública foi instituído pelo projeto de lei de autoria do deputado estadual Kleber Rodrigues (PL), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Ao contrário do que afirma o blog, o aplicativo não se destina a perseguir policiais, mas sim a oferecer mais uma ferramenta para que a população contribua com o trabalho da segurança pública do Rio Grande do Norte. O canal servirá, inclusive, para denunciar criminosos que atentarem contra a vida dos integrantes das nossas polícias Civil e Militar.

Entre outras funções, o aplicativo vai permitir que o denunciante cadastrado, em uma eventual emergência, acione a função para tirar fotos ou gravar áudios e vídeos, com duração de até 30 segundos, relatando a situação.

De acordo com a lei nº 10.873/2021, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, o programa deverá garantir o anonimato do denunciante que utiliza o aplicativo, além de não emitir nenhum tipo de registro de chamada ou sinal que comprometa o seu anonimato.