A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) esclarece que, com relação à quantidade de doses repassadas a Mossoró, foi feita a distribuição igualitária entre todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, a partir das remessas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, com base em uma estimativa populacional do IBGE.

O déficit citado pelo blog não se dá por responsabilidade da Sesap. Os dados do RN+ Vacina apontam ainda que Mossoró utilizou 2.296 vacinas que seriam para a 2ª dose como 1ª dose, o que resulta na falta de doses para a segunda aplicação da CoronaVac.

A Sesap ressalta que, a respeito da reserva técnica, foi feita a distribuição de 10 mil doses da CoronaVac entre todos os municípios do RN, seguindo o acordo entre as gestões estadual e municipal, para reforçar a vacinação de forma justa e igualitária. Esta mesma reserva técnica já tinha sido usada para recompor os estoques dos municípios por conta de perdas técnicas, cumprindo justamente o objetivo desse quantitativo, estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI), equivalente a 5% de cada remessa enviada pelo Ministério da Saúde.