O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) confirmou que não fez alterações no tráfego de veículos da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, como sugere um vídeo que tem circulado nas redes sociais. A filmagem se refere a uma intervenção já existente.
De acordo com o Detran, o trecho da rodovia mostrado no vídeo, entre as rotatórias da Via Costeira e da Rota do Sol, tem uma faixa de acostamento há muitos anos, portanto não foi uma intervenção recente. De toda maneira, esse acostamento só existe nesse trecho da via, não se estende para o restante da avenida.
Ainda segundo o Departamento de Trânsito, não há como transformar o acostamento em faixa para a circulação dos veículos. Isso porque a legislação determina que as faixas de rolamento devem ter uma largura aceitável de 3,5m, de acordo com o perfil desta via, e não há espaço suficiente no trecho para a criação de outra faixa se adequando a essa norma.
Sobre a presença do policiamento de trânsito nas proximidades do acostamento, também citada na filmagem, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) esclareceu que os policiais atuam em diferentes pontos da avenida e que não foram deslocados especificamente para fiscalizar o cumprimento da lei no trecho em questão.