Ao contrário do que deu a entender a postagem distorcida de um blog local, a empresa contratada para fazer o mapeamento da cobertura vegetal das margens do Rio Pitimbu foi escolhida através de processo público de licitação, seguindo todos os trâmites legais, cujo edital foi devidamente publicado no Diário Oficial do Estado.
O serviço faz parte do processo de replantio de árvores na área, um pedido do Ministério Público do Estado. A recuperação dessa vegetação impactará diretamente na água do afluente, que é utilizado para o abastecimento de cidades da Região Metropolitana de Natal.
O valor a ser pago por esse trabalho, questionado maldosamente pelo blog, ficou ainda um pouco abaixo do que havia previsto a Procuradoria Geral do Estado.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), além da Star Consultoria Técnica LTDA – vencedora do processo licitatório -, as empresas Avistar Engenharia de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Grupo Santos e Lima; e Biotec Tecnologia e Gestão e Consultoria Ambiental também se interessaram pelo edital. No entanto, apenas a Star compareceu à abertura dos envelopes para julgamento das propostas de preços.
Depois da entrega da documentação de habilitação, abertura da proposta de preços e análise das planilhas orçamentárias pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NAE) do Idema, a empresa foi declarada vencedora do certame pela Comissão Permanente de Licitação. O resultado foi publicado no Diário Oficial.