A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) emitiu nota oficial esclarecendo que o atendimento imediato prestado pela equipe de plantão, na madrugada desta terça-feira (30), assegurou a sobrevivência do homem que chegou com parada cardiorrespiratória ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A imagem do paciente sendo atendido ainda no chão foi publicada em blogs locais, que noticiaram o caso de forma distorcida para sugerir a existência de um “caos” na saúde pública do RN.
O suposto mau atendimento também foi desmentido pela esposa do paciente em depoimento gravado em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. No vídeo, a mulher relata que o marido foi prontamente atendido pela equipe de plantão, tendo sido colocado no chão “para facilitar a reanimação, mas em seguida já colocaram ele na maca, levaram para o politrauma e, agora, ele está sendo transferido para a UTI”.
O depoimento da esposa do paciente confirma as informações prestadas pela Sesap. “A agilidade, ao decidir pelo primeiro atendimento ali mesmo, aliada à experiência da equipe, contribuiu à preservação de mais uma vida”, diz trecho da nota do órgão.
Em outro trecho, a nota informa que a família do paciente relatou que ele “desmaiou ainda enquanto deslocava à unidade de saúde e, tão logo passou pela primeira reanimação, a equipe já disponibilizou a maca para continuidade dos procedimentos.”