O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) esclarece que a obra da RN-015, mais conhecida como “Estrada do Melão”, no município de Baraúna, na região Oeste, é uma prioridade do Governo do Estado. A gestão estadual aguarda a aprovação do financiamento para execução da obra, parado há cerca de dois meses na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Ao causar a atual gestão estadual de fazer “corpo mole”, conforme noticiado em alguns blogs locais, o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho omite da população que há um contrato da obra que está paralisado há mais de uma década, herança ainda da gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (2011-2014), na qual o agora funcionário do presidente Jair Bolsonaro exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Durante a gestão de Rogério Marinho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta estratégica para impulsionar as atividades geradoras de riquezas e empregos, a estrada praticamente não saiu do papel. É o caso de questionar se o ministro fez “corpo mole” quando teve a oportunidade de trabalhar pela realização da obra.
A obra seguiu paralisada na gestão do ex-governador Robinson Faria (2015-2018), mas não há nenhum registro de protestos à época do ministro Rogério Marinho. O Governo do Estado espera que ele, em vez de tentar se apropriar de projetos alheios, use sua influência para fazer gestão junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pela conclusão do pedido de empréstimo feito pela gestão estadual, que permitirá a execução desse que é um projeto de extrema importância para o desenvolvimento do RN.
O DER-RN esclarece, ainda, que o ministro Rogério Marinho anunciou que executará somente 10 km dos 37 km da RN-015, mas sequer oficiou o órgão, além de não possuir autorização legal para a obra. É um modus operandi que atropela a ordem republicana, contraria o interesse público e é pautado somente por objetivos eleitoreiros. O Governo do Estado, em nota oficial, ressaltou que seguirá trabalhando para desenvolver o RN, promover o crescimento econômico e gerar emprego e renda para nossa população.