O Governo do Estado segue trabalhando para concluir as obras do Complexo de Oiticica em 2022. A gestão da governadora Fátima Bezerra avançou tanto nas obras físicas como nas sociais. A construção da barragem, recebida com 70%, está com índice de conclusão de 93%. Já as agrovilas e a nova Barra de Santana, recebidas com 40%, evoluíram para conclusão de 95%.

Os erros e omissões no projeto social, deixados pelas gestões anteriores, foram corrigidos, permitindo que, além da construção da barragem, nossa gestão avançasse nas obras sociais, para contemplar as pessoas das comunidades que seriam diretamente afetadas pelo lago de Oiticica.

Outro passo importante para a conclusão das obras físicas do complexo foi dado pela governadora Fátima Bezerra, na última quarta-feira (5), com a assinatura da ordem de serviço para instalação dos equipamentos hidromecânicos das comportas que vão controlar o volume do reservatório e a vazão de água que será liberada para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O contrato é de R$ 14,5 milhões e o prazo para conclusão é de 180 dias.

A previsão da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é que as obras sociais do complexo serão concluídas no primeiro semestre deste ano. Já a conclusão da barragem está prevista para dezembro de 2022.