O Governo do Rio Grande do Norte anunciou o lançamento do Bloco I de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Nesta etapa inicial, serão distribuídos mais de R$ 4,5 milhões para 311 contemplados em cinco categorias de premiação.

Os editais do Bloco I contemplam:

  • Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais: Reconhece mestras e mestres das culturas populares, trajetórias artísticas e culturais e jovens transformadores.
  • Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular: Voltado a manifestações artísticas de povos de terreiro, ciganos, circenses, movimentos juninos e de carnaval, entre outros.
  • Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica: Valoriza produções culturais de artistas e grupos das periferias urbanas.
  • Premiação de Comunidades Indígenas: Apoia iniciativas culturais realizadas por povos originários do RN.
  • Premiação de Comunidades Quilombolas: Incentiva práticas culturais tradicionais de comunidades quilombolas.

Nos próximos dias haverá mais três blocos de editais relacionados à Política Nacional de Cultura Viva, Fomento e Apoio. No total, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RN) disponibilizará 21 editais, com formatos acessíveis para facilitar a participação de diversos públicos. Além disso, todos os editais seguem diretrizes de ação afirmativa estabelecidas pelo Ministério da Cultura, abrangendo pessoas indígenas e quilombolas, que também poderão participar como pessoa física ou jurídica.

Como participar

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de dezembro no portal Mais Cultura RN, na seção “Editais PNAB”. Informações adicionais estão disponíveis pelo e-mail pnabrnpremiacao@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98614-4427. O atendimento presencial ocorre no Complexo Cultural Rampa, em Natal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.