O Programa do Leite Potiguar (PLP), do Governo do RN, não foi suspenso em todo o estado potiguar, como foi publicado em uma matéria de um blog local com vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), órgão responsável pelo projeto.

De acordo com nota divulgada pela pasta, foi determinada a suspensão temporária do fornecimento de leite por parte da Indústria de Laticínios Apodi-ILA, fornecedora do governo, para que a empresa providencie a manutenção de sua linha de produção. 

Ainda segundo a Sethas, a medida tem por objetivo proteger a saúde da população de 22 municípios que são atendidos pelo laticínio em questão.

A Secretaria explicou que o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiaern) constatou em laudo uma inadequação nas instalações do ILA e o fornecimento só será retomado depois que a empresa fizer os ajustes para que o leite volte à produção nas condições adequadas exigidas pelas autoridades sanitárias.

A Sethas destacou que o Programa do Leite Potiguar é um instrumento efetivo na promoção de segurança alimentar e nutricional para a população em situação de vulnerabilidade com alimentação adequada, no combate à fome e desnutrição no estado potiguar.