A atual gestão estadual reduziu em 36% o número de policiais militares cedidos a outros órgãos do Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2019, quando teve início o mandato da governadora Fátima Bezerra, 950 praças e oficiais se encontravam à disposição dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Municípios. Desse total, 340 foram devolvidos ao trabalho ostensivo, restando atualmente 610 cedidos a outras repartições públicas.
As informações são do Comando da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed). O Gabinete Civil, no início da gestão, contava com aproximadamente 130 policiais militares cedidos, mas atualmente são apenas 97. Esses profissionais, vale ressaltar, fazem não somente a segurança pessoal da governadora, mas também de todos os órgãos do Centro Administrativo.
A determinação da governadora Fátima Bezerra, ao assumir a gestão, foi no sentido de reduzir ao máximo o déficit de pessoal das forças de segurança pública do Rio Grande do Norte. Além de devolução dos policiais militares às suas funções, 1.351 novos soldados foram incorporados ao efetivo da Polícia Militar.
A convocação dos candidatos, feita em 2020, aconteceu após 15 anos sem concurso público para a contratação de novos policiais militares no RN. O efetivo, após a incorporação, passou a contar com mais de 8,3 mil agentes ativos atuando para levar mais segurança à população.