Para fortalecer o turismo potiguar como atividade econômica, por meio da criação de uma nova rota comercial marítima entre os portos de Natal e Setúbal, em Portugal, foi assinado nesta terça-feira (11), no país europeu, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Docas do RN (Codern) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). O acordo, mediado pelo Governo do RN, estabelece as bases para a criação de uma linha de transporte marítimo regular entre os dois terminais portuários, facilitando o fluxo de mercadorias, e ampliando as relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e os portugueses.

O termo de cooperação foi assinado pelo vice-governador Walter Alves, como testemunha; pelo presidente da Codern, Paulo Henrique de Macedo Carlos, e pelo presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Alberto do Maio Correia. A parceria prevê investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas, visitas técnicas e o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação portuária, inovação tecnológica e gestão portuária.

Atualmente a Europa é o principal mercado importador de frutas potiguares, e a nova rota comercial marítima é mais uma opção para a chegada das mercadorias potiguares na Europa, e a importação de mercadorias europeias para o RN, ampliando a capacidade logística do estado e o fortalecimento da economia local.