É falso que o Governo do Estado “sucateou a rede hospitalar”, como noticiou um blog local, para equipar o Hospital da Mulher em Mossoró. A obra, realizada pelo Governo Cidadão, é um dos investimentos viabilizados com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial que garantiram o fortalecimento da saúde pública do Rio Grande do Nortes.

Os investimentos incluem, ainda, a reforma, a ampliação e a compra de equipamentos para os sete hospitais regionais; a compra de equipamentos e reformas de centros de imagens; aquisição de equipamentos para o combate à pandemia em todo o RN, entre outras iniciativas, com foco no equilíbrio regional, oportunizando à população o acesso a esses serviços em polos próximos aos locais onde moram.

O blog também desinforma ao afirmar que foram “desviados” recursos do fortalecimento das Associações de Agricultores e Cooperativas para aquisição de ventiladores pulmonares para o Hospital da Mulher. O Governo Cidadão executou mais de 120 subprojetos de incentivo à inclusão produtiva na agricultura familiar, com a construção e aquisição de equipamentos para unidades de beneficiamento de frutas, cozinhas comunitárias e minifábricas têxteis.

Os valores aplicados no Hospital da Mulher, maior unidade de saúde da rede estadual, assim como os demais investimentos viabilizados pelo Governo Cidadão, foram pré-determinados, sem utilização dos recursos diretos do Tesouro do Estado.

Por fim, vale esclarecer que, ao contrário do que afirmou o blog, sem fazer a devida checagem dos fatos, o acordo de empréstimo com o Banco Mundial foi assinado em 2013, não na gestão do ex-governador Robinson Faria.