A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em nota oficial, esclareceu que os kits para análise dos casos suspeitos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) devem ser enviados mensalmente pelo Ministério da Saúde a todos laboratórios centrais do país. O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN) aguardava a chegada desse material na última semana, o que não se concretizou. De forma parcial, um blog local atribuiu a falta dos insumos para realização dos exames ao Governo do Estado, omitindo que a responsabilidade é do Governo Federal.
O Ministério da Saúde indicou que os kits devem chegar na próxima semana. O Lacen-RN informou que, assim que os insumos sejam recebidos, as análises moleculares serão retomadas.
A respeito dos kits de sorologia, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde informou que a previsão de reestabelecimento do envio será entre os meses de junho e julho, por problemas de importação do fornecedor devido à dificuldade de fabricação desses insumos que ocorre na Ásia e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.
A Sesap esclareceu, ainda, que não houve falta de planejamento, mas sim uma interrupção momentânea do fornecimento de insumos conjuntamente a uma epidemia, que atinge serviços públicos e privados na parte assistencial e de diagnóstico.