As 80 novas motos que reforçarão o trabalho dos policiais militares que atuam na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e no Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) fazem parte de um conjunto de equipamentos adquiridos através do convênio nº 880305/2018, firmado pela União, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN). O valor global do contrato foi de R$ 29,9 milhões, com contrapartida do Governo do Estado.
A maior parte do contrato foi executada em 2019 e 2020, mas alguns equipamentos, como as motocicletas, só foram comprados agora, porque, à época, não houve interessados na licitação, entre outros problemas. O valor inicialmente destinado à compra dos veículos foi de pouco mais de R$ 2 milhões. Devido ao atraso na aquisição e ao não reajuste do convênio, esses recursos não seriam suficientes para cobrir o custo total. O Governo do Estado, então, se comprometeu a fazer a complementação financeira, superando a contrapartida originalmente estimada.
O percentual final da contrapartida só será conhecido depois que a prestação de contas do convênio tiver sido finalizada, uma vez que o contrato ainda está sendo executado. O Governo do Estado continuará trabalhando para obter mais recursos para investir no fortalecimento da nossa segurança pública, através dos meios que se fizerem necessários, porque o que vem em primeiro lugar para essa gestão é o bem-estar da população.