Voltou a circular nas redes sociais uma notícia falsa antiga sobre um suposto pedido do Ministério Público Federal (MPF) para afastar a governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual de Saúde Cipriano Maia. A fake news reeditada, publicada na página de um blog da cidade de Riachuelo no Instagram, se espalhou rapidamente em grupos de WhatsApp.
A informação já havia sido desmentida pela plataforma de checagem de notícias do Governo do Estado “RN Fato ou Fake” e pela Agência Lupa. O Ministério Público Federal também confirmou, à época, que não havia nenhum inquérito aberto contra os dois gestores. A notícia enganosa do suposto pedido de afastamento se baseou em um documento que não é da autoria do MPF.
O documento, na verdade, se resume a um pedido de investigação protocolado por um cidadão comum, não pelos Procuradores da República, junto ao Ministério Público Federal. Em nota, o órgão informou que havia instaurado apenas “um procedimento (atitude que é de praxe) para averiguar as informações contidas na denúncia”, que ao final poderá ser arquivado.