Identificar uma fake news nem sempre é fácil. Isso porque a indústria da desinformação, muitas vezes, usa técnicas diferentes para disfarçar uma notícia falsa. O objetivo, porém, é sempre o mesmo: falsear os fatos.
Há aqueles casos em que a notícia é inteiramente falsa, fabricada intencionalmente para disseminar desinformação, levando as pessoas a formarem suas opiniões sobre determinado assunto com base em informações mentirosas.
Em outras situações, porém, somente uma parte da notícia é falseada, através da distorção, descontextualização ou manipulação de algumas informações, para levar as pessoas a uma conclusão enganosa sobre os fatos.
Outra técnica muito empregada pelos disseminadores de fake news é usar um fragmento de uma peça maior, como, por exemplo, um recorte de um vídeo, para retirar uma afirmação, declaração ou opinião de contexto, criando um sentido diferente do original.
É comum também nos depararmos com notícias que contêm elementos de verdade que transmitem credibilidade, mas são deliberadamente imprecisas, com informações vagas, com a finalidade de distorcer os fatos, estimular o senso comum e confundir a opinião pública.
As manchetes sensacionalistas, o tom alarmista e o uso de teorias conspiratórias são outras técnicas comuns empregadas pela indústria das fake news. Em muitos casos, inclusive, a manchete é desmentida pelo próprio texto da notícia.