A versão atual do Portal da Transparência do Governo do Estado, ao contrário do que noticiou um blog local, foi elaborado com o objetivo de tornar-se mais acessível à população, permitindo melhor diálogo, compreensão e acompanhamento da despesa pública. Para isso, usa linguagem cidadã, painéis detalhados e links que concentram as informações dos órgãos que compõe a administração pública estadual, inclusive acolhendo as contribuições de entidades da sociedade civil organizada.
A Controladoria-Geral do Estado (Control) ressaltou que o RN é reconhecido por diversos entes nacionais e internacionais pela transparência sobre os gastos públicos. O Governo, além do Portal da Transparência, oferece a possibilidade de realização de consultas específicas através da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com o Mapa Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU), a nota obtida pelo Rio Grande do Norte na última avaliação do Governo Federal foi de 9,1.
O RN também foi submetido a avaliações internacionais no período da pandemia, obtendo níveis de excelência em transparência relacionada à Covid-19, como a Transparência Internacional e Open Knowledge Brasil.
O Governo do Estado mantém disponível a todos os cidadãos uma ferramenta de comunicação direta, permitindo e democratizando a informação e saneando eventuais dúvidas. O RN promove a comunicação e o diálogo com a sociedade através do Portal da transparência, da Lei de Acesso à Informação e da Ouvidoria.