A agência oficial de checagem do Governo do Estado, o “RN Fato ou Fake”, foi essencial durante o período em que criminosos realizaram ataques violentos no Rio Grande do Norte, em março deste ano. Tanto no site, como na página no Instagram, o “Fato ou Fake” ajudou no combate à desinformação sobre os ataques.

A plataforma serviu como ferramenta para a checagem das fake news que circularam nas redes sociais e também em sites noticiosos sobre o que estava acontecendo no RN no período. Foram aproximadamente 20 notícias e correntes checadas e desmentidas na semana do episódio.

Trata-se de um trabalho realizado pela agência de checagem junto aos órgãos de governo, na fonte, para garantir que os potiguares tenham acesso à melhor informação sobre cada um dos temas abordados.

A plataforma foi lançada no início de março de 2021. De lá para cá, mais de 200 publicações em blogs, portais e redes sociais foram verificadas, contribuindo para evitar a disseminação de notícias falsas, distorcidas ou manipuladas.

O “RN Fato ou Fake” foi concebido para se somar ao esforço em defesa do direito à informação, oferecendo um contraponto à onda de notícias fraudadas que começaram a circular massivamente, principalmente nas plataformas digitais.