A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alertou para uma mensagem que tem circulado em grupos do aplicativo WhatsApp e que pede para que as pessoas não tomem a vacina contra a COVID-19, sob a alegação de que o medicamento tem causado problemas cardíacos. A informação é falsa!
O texto diz que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está alertando para os riscos de ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação contra o coronavírus. A mensagem traz um link para o site da Anvisa e estimula que as pessoas não tomem mais a vacina.
A fake news diz ainda que há uma decisão da Suprema Corte dos EUA que confirma que “as vacinas contra a Covid não são vacinas”, o que também não é verdade.
O link que acompanha a mensagem da corrente falsa leva a uma publicação da Anvisa de julho de 2021, que trata do registro de alguns casos de efeitos colaterais de vacinas nos Estados Unidos, não havendo relatos de ocorrências nesse sentido no Brasil.
Na mesma publicação, a Agência de Vigilância Sanitária traz um novo link, em que esclarece o caso e afirma que, no monitoramento mais recente realizado, ficou evidente que as vacinas contra a COVID-19 em uso no nosso país mantêm os benefícios e superam os riscos aos pacientes.