Não é verdade que as prestadoras de serviços suspenderam as cirurgias cardíacas na capital, realizadas pelo SUS, devido “à falta de repasses” do Governo do Estado, como publicaram blogs locais com base em nota da Prefeitura de Natal. A informação foi desmentida em comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que ressaltou que vem “cumprindo com os acertos firmados com as prestadoras de serviços” que atendem à população de Natal.
“Foram negociadas dívidas antigas com cooperativas e prestadores que somam aproximadamente R$ 30 milhões. As parcelas estão sendo honradas pontualmente”, assegura a nota da Sesap.
A Sesap esclarece, ainda, que “mantém o repasse para a Farmácia Básica de todos os 167 municípios do RN”. O órgão também frisou que, embora os entes tenham dívidas, mantém o diálogo constante com as prestadoras de serviços e o Ministério Público, diálogo esse que não conta com a participação da Prefeitura de Natal.
A Sesap afirmou que, a respeito da decisão judicial que envolve a dívida ainda de gestões anteriores, “trabalha para encontrar formas de quitar o passivo, dentro das condições financeiras possíveis”.