A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou que chegou a um acordo com as cooperativas médicas e os diretores de hospitais conveniados para a retomada das cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. O retorno dos procedimentos depende agora do pagamento da Prefeitura de Natal.

O anúncio foi feito pelo secretário Cipriano Maia, após reunião, na tarde da última quinta-feira (11), com os representantes das cooperativas de anestesistas (Coopanest) e de médicos (Coopmed), que também contou com a presença do controlador-geral do Estado Pedro Lopes. O acordo foi possível graças ao pagamento da contrapartida do Executivo, realizado no mesmo dia, aos municípios de Natal e Mossoró.

A retomada dos atendimentos, segundo pontuou o secretário Cipriano Maia, é importante “para desafogar a rede pública de saúde com a realização de cirurgias, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.”

Em outra reunião, com os representantes das áreas ortopédica e cardiológica, foi assegurado que, nos próximos dias, será feito o pagamento da primeira parcela do acordo para regularização das dívidas. Os prestadores afirmaram que também aguardam o posicionamento da Prefeitura de Natal.