A governadora Fátima Bezerra determinou a transferência para a reserva do capitão da Polícia Militar Fernando Lima Batista. A decisão atende a um pedido do oficial, realizado através de requerimento pessoal apresentado no dia 12 de setembro de 2022. O ato, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição da última sexta-feira (9), foi noticiado de forma distorcida em um blog local, com manchete tendenciosa que levanta suspeitas sobre a decisão.
A demissão a pedido não tem nenhuma motivação política, como sugere a postagem do blog em suas entrelinhas, se devendo exclusivamente a “motivações particulares” do oficial, que comunicou seu interesse em morar fora do país.
O Comando da PMRN esclareceu que o agora capitão da reserva havia solicitado, anteriormente, licença não remunerada de um ano e meio para morar no Canadá. Ao retornar, comunicou sua intenção de residir em definitivo naquele país. Para isso, seria necessário que o oficial pedisse demissão da corporação, o que ocorreu por sua exclusiva decisão e interesse próprio, não lhe cabendo remuneração.
O ato de demissão não remunerada do capitão da reserva só foi publicado após inspeção realizada pela Junta Policial Militar de Saúde e parecer da Seção Jurídica da Polícia Militar, que foi acolhido pelo Comando-Geral da PMRN.