A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em nota divulgada à imprensa, esclareceu que é falsa a informação, noticiada em blogs locais, com base em postagem enganosa do ex-vice-governador Fábio Dantas, que houve aumento na fila de pacientes diabéticos à espera de assistência vascular. O órgão afirmou que, na verdade, houve uma melhoria no quadro com a reorganização do fluxo de pacientes a partir da transferência planejada de atendimentos do antigo Hospital Ruy Pereira para o Hospital da Polícia Militar e o Hospital Geral João Machado.
O Hospital Ruy Pereira, segundo o comunicado da Sesap, realizava uma média de 80 internações, 120 cirurgias e 150 consultas mensalmente. Atualmente, com 30 leitos no Hospital da PM e mais 30 no Hospital Geral João Machado, todos exclusivos para o atendimento vascular, são feitas em média, a cada mês, 280 consultas ambulatoriais.
“Os dados de rotatividade da ocupação dos leitos mostram também uma ampliação na capacidade de atendimento e melhoria na resolutividade dos problemas”, diz a nota.
O ex-vice-governador também omite da população que laudos técnicos condenaram a estrutura do prédio onde funcionava o antigo Hospital Ruy Pereira e que a transferência dos serviços seguiu recomendação do Ministério Público e do Conselho Estadual de Saúde.
“Aqueles ex-gestores que hoje reclamam do atendimento oferecido em unidades equipadas, limpas e demais condições dignas, talvez considerassem algo normal permanecer sob o risco e péssimas condições de atendimento e trabalho”, diz outro trecho do comunicado.
A Sesap esclarece, ainda, que o Hospital da PM dispõe de tomografia, ultrassonografia e eco cardiograma, entre outros exames importantes para o diagnóstico e tratamento, o que pôs fim ao deslocamento de pacientes para realização de exames em outros locais. A unidade receberá novos equipamentos, reduzindo ainda mais o tempo de espera por exames e cirurgias.
A Sesap destacou que o mesmo ex-vice-governador que hoje cria factoides “não teve a sensibilidade” de no período em foi gestor nem quando era parlamentar “prestar-se ao trabalho de visitar as antigas instalações e os pacientes do antigo Hospital Ruy Pereira”.