É falsa a informação de que faltou vacina em Natal e em Mossoró em razão da não liberação de doses da reserva técnica pelo Governo do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) esclareceu que o objetivo desse quantitativo, equivalente a 5% de cada remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS), é para reposição em caso de eventuais perdas operacionais pelos municípios, perdas pelo processo de transporte ou lotes defeituosos, bem como para ajuste de cálculo da distribuição das doses.

A reserva técnica, segundo o que está previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI), serve para cobrir as necessidades de todos os municípios, não somente de um especificamente. A Sesap, recentemente, realizou a reposição de mais de 3 mil doses para 74 municípios do RN, o que só foi possível graças ao quantitativo reservado, conforme orientado pelo Ministério da Saúde.

A utilização desse quantitativo não é definida exclusivamente pelo Governo do Estado, mas sim pela Câmara Técnica formada pelo Governo, Prefeituras e Ministério Público do Estado (MP-RN). Em reunião extraordinária, realizada na última sexta-feira (23), foi deliberada a distribuição de 10 mil doses da reserva técnica de maneira equitativa entre todos os municípios potiguares, sendo 2.890 doses destinadas a Natal. Dessa forma, restará um quantitativo de 9.461 doses de reserva técnica mantida pelo Governo do RN.

O Governo, como se vê, não tem autonomia para liberar de ofício as doses da referida reserva técnica. A simples leitura da página 87 do Plano Nacional de Imunização seria suficiente para checar a informação, evitando assim a publicação de notícias inverídicas com o único objetivo de desinformar a população.